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quarta-feira, 5 de março de 2014

Em primeiro quero agradecer as visitas e o feedback positivo de todos os que se pronunciaram sobre os trabalhos apresentados.

Desta vez apostei num trabalho de face humana, obriga como não podia deixar de ser a ter mais atenção ás proporcionalidades, como por exemplo os olhos terem o mesmo tamanho no contexto geral e um ar natural/real.
Trata-se de um trabalho realizado em madeira de Choupo, como já referi antes, para além de ser uma madeira macia, de fácil transição nos veios, permite trabalhos de brilhos fortes, a parte menos boa é não dar um background bem negro como por exemplo a Faia. Como queria salientar um brilho celestial na face de Jesus, optei por esta madeira clara. A Bétula também deve dar um bom resultado e permite um negro forte.
Medidas: 21 x 30 x 0,5 Cm , com acabamento em verniz aquoso mate.
Mais uma vez espero que gostem


Depois de umas horas, ainda falta muito
Depois de escolher uma peça sem veios nenhuns da madeira, lixar a superfície, desenhar o que pretendia, comecei gradualmente a queima sem pressas, é preferível o pirógrafo estar numa temperatura mais baixa e ter que passar a ponta sobre a superfície mais lentamente, ou várias vezes, do que estar mais forte e criar pontos de contacto. Tecnicamente para evitar isso a ponta do pirógrafo quando entra em contacto com a superfície deve simular a aterragem de um avião, por experiência própria inicialmente parece ser mais difícil, mas depois com o tempo/prática torna-se "rotineiro".

Pormenor dos olhos


Como referi anteriormente, deve-se ter especial atenção aos olhos, certa simetria e algum realismo ajudam no resultado final.

Continuação
 





Depois de mais umas horas, noutro dia claro, são trabalhos que associado aos pormenores opto por fazer por fases, para além de que ajuda a descansar a vista.





Continuação 2
Continuação 3

Resultado final

Para finalizar, conforme estava planeado desde do início, coloquei em baixo uma faixa, embora não estivesse definida a frase a colocar. É importante logo no início definir todo o projecto, para no final termos uma equidistância entre as margens. 
Para "quebrar" um pouco o fundo negro e dar um ar mais "leve", deixei uma moldura clara.
Depois de muitas horas de trabalho minucioso e envernizado, o resultado está à vista. 












         

3 comentários:

  1. Caríssimo

    Obrigada por postar as imagens em alta resolução.
    Seu trabalho é exatamente o que eu precisava para conseguir aprender a técnica. Estou muito entusiasmada com a beleza dos seus trabalhos.
    E humildemente posto meu blog para você dar uma olhada em minha primeira pirografia.
    Ps: Errei feio nos pelos faciais.

    Obrigada
    Mapelli
    http://michellemapelli.blogspot.com.br/

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  2. Muito obrigada pelo retorno, puxa, obrigada mesmo

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  3. Muito bom seu trabalho, meus parabéns.
    Essa madeira eu encontro ,pra comprar onde?
    É o mesmo que compensado?

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