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segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Última Ceia 

Trabalho realizado em Contraplacado de Madeira de Choupo
Medidas originais: 62 * 29 * 0,5 Cm
Mais uma vez é muito importante lixar bem a superfície onde se vai trabalhar, quanto mais lisa estiver, mais fácil será a transposição da imagem bem como o deslize da ponta do pirógrafo. Limpar bem e então depois é só desenhar/decalcar a carvão. Quando se começa a queimar, deve-se ter o cuidado de apagar antes o excesso do carvão, para não se misturar com a queima e assim interferir no resultado que se pretende, deixando para o efeito só linhas orientadoras. Outro cuidado que se deve ter em conta é o apoio da mão, a maioria, apoia a mão na superfície que está a trabalhar, dá mais estabilidade/firmeza, devem-se adotar medidas para evitar esse contacto direto, recorrendo a uma luva, um apoio, etc... com o propósito de evitar a passagem para a peça de gorduras, transpiração, etc... alterando assim a queima. Da mesma forma deve existir o cuidado de não respirar os fumos resultantes da queima, principalmente nos compostos derivados de madeira.
Parte da evolução da Última Ceia
Como se trata de um trabalho com alguma dimensão, foi feito por etapas, em cima é possível ver parte da evolução do mesmo.
A Última Ceia (continua)
E a saga continua, na imagem, podem verificar que a borracha para apagar o excesso de carvão está sempre por perto, a imagem original (a preto e branco) para ir orientando o trabalho e neste caso uma folha de papel/rascunho serve de apoio para a mão.
A Última Ceia
Depois de muitas horas, não me dei ao trabalho de contabilizar o total (só para dar uma ideia cada discípulo demorou em média 3 horas), muita paciência e dedicação, foi possível concluir o trabalho. Nesta arte o erro não se apaga, daí a ter que haver um cuidado acrescido no que se está a fazer. Trata-se de uma reprodução, alterada, de uma pintura a óleo de Walter Rane (" In remembrance of me), concluída em 1997.

4 comentários:

  1. Bom dia
    Comece a pirografar agora, tenho um pirógrafo palante colegial. Não consigo de maneira nenhuma fazer o efeito de sombra. Como você faz?
    Pq por mais leve que eu encoste a ponta de niquel na madeira para puxar o sombreado, dá um tracinho mais escuro de queima mais forte, dai fica tudo pontilhado.
    Por favor me ajuda.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Também comecei nesse ramo. Tenho um pirografo palante em-6, achei melhor não comprar um profissional que é bem mais caro logo no começo, afinal bem sei se vou conseguir trabalhar com ele, porém não consigo de maneira nenhuma encontrar as pontas para sombreado e necessito de uma ponto específica para isso já que meu pirógrafo não é eletrônico, possuindo apenas 4 regulamens de temperados. Alguém sabe onde posso encontrar.?

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  4. Também comecei nesse ramo. Tenho um pirografo palante em-6, achei melhor não comprar um profissional que é bem mais caro logo no começo, afinal bem sei se vou conseguir trabalhar com ele, porém não consigo de maneira nenhuma encontrar as pontas para sombreado e necessito de uma ponto específica para isso já que meu pirógrafo não é eletrônico, possuindo apenas 4 regulamens de temperados. Alguém sabe onde posso encontrar.?

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