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A Última Ceia |
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Trabalho realizado em Contraplacado de Madeira de Choupo
Medidas originais: 62 * 29 * 0,5 Cm
Mais uma vez é muito importante lixar bem a superfície onde se vai trabalhar, quanto mais lisa estiver, mais fácil será a transposição da imagem bem como o deslize da ponta do pirógrafo. Limpar bem e então depois é só desenhar/decalcar a carvão. Quando se começa a queimar, deve-se ter o cuidado de apagar antes o excesso do carvão, para não se misturar com a queima e assim interferir no resultado que se pretende, deixando para o efeito só linhas orientadoras. Outro cuidado que se deve ter em conta é o apoio da mão, a maioria, apoia a mão na superfície que está a trabalhar, dá mais estabilidade/firmeza, devem-se adotar medidas para evitar esse contacto direto, recorrendo a uma luva, um apoio, etc... com o propósito de evitar a passagem para a peça de gorduras, transpiração, etc... alterando assim a queima. Da mesma forma deve existir o cuidado de não respirar os fumos resultantes da queima, principalmente nos compostos derivados de madeira.
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Parte da evolução da Última Ceia |
Como se trata de um trabalho com alguma dimensão, foi feito por etapas, em cima é possível ver parte da evolução do mesmo.
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A Última Ceia (continua) |
E a saga continua, na imagem, podem verificar que a borracha para apagar o excesso de carvão está sempre por perto, a imagem original (a preto e branco) para ir orientando o trabalho e neste caso uma folha de papel/rascunho serve de apoio para a mão.
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A Última Ceia |
Depois de muitas horas, não me dei ao trabalho de contabilizar o total (só para dar uma ideia cada discípulo demorou em média 3 horas), muita paciência e dedicação, foi possível concluir o trabalho. Nesta arte o erro não se apaga, daí a ter que haver um cuidado acrescido no que se está a fazer. Trata-se de uma reprodução, alterada, de uma pintura a óleo de Walter Rane (" In remembrance of me), concluída em 1997.
Bom dia
ResponderEliminarComece a pirografar agora, tenho um pirógrafo palante colegial. Não consigo de maneira nenhuma fazer o efeito de sombra. Como você faz?
Pq por mais leve que eu encoste a ponta de niquel na madeira para puxar o sombreado, dá um tracinho mais escuro de queima mais forte, dai fica tudo pontilhado.
Por favor me ajuda.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarTambém comecei nesse ramo. Tenho um pirografo palante em-6, achei melhor não comprar um profissional que é bem mais caro logo no começo, afinal bem sei se vou conseguir trabalhar com ele, porém não consigo de maneira nenhuma encontrar as pontas para sombreado e necessito de uma ponto específica para isso já que meu pirógrafo não é eletrônico, possuindo apenas 4 regulamens de temperados. Alguém sabe onde posso encontrar.?
ResponderEliminarTambém comecei nesse ramo. Tenho um pirografo palante em-6, achei melhor não comprar um profissional que é bem mais caro logo no começo, afinal bem sei se vou conseguir trabalhar com ele, porém não consigo de maneira nenhuma encontrar as pontas para sombreado e necessito de uma ponto específica para isso já que meu pirógrafo não é eletrônico, possuindo apenas 4 regulamens de temperados. Alguém sabe onde posso encontrar.?
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